Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

domingo, 16 de agosto de 2009

comentando a reunião de agosto

Tivemos uma reunião bastante produtiva no último dia 12, com a presença de 27 pessoas que assinaram a lista, sendo que 9 delas vindo pela primeira vez e mais alguns que retornaram depois de uma temporada sumidos. Vieram pessoas do movimento de bairros, do movimento afro, do artesanato, da música, da literatura, além do pessoal costumeiro.
Conseguimos definir os segmentos que o Fórum da Cultura entende que devem estar representados no Conselho Municipal de Cultura e avançamos muito nos critérios de definição e escolha dos representantes detes segmentos. Com isso o Departamento de Cultura já pode avançar na tramitação interna na Prefeitura para a elaboração da lei que irá instituir o CMC. O que irá acontecer, como repetimos muitas vezes nesta reunião, através da convocação de uma Conferência Municipal de Cultura, possivelmente ainda em setembro.

Na proposta do Fórum o CMC terá 22 membros, indidados paritariamente pelo poder público e pela sociedade. Os 11 membros a serem indicados pela sociedade representarão os seguintes segmentos da produção artística e cultural de Santa Cruz:
I – Artes Visuais (plásticas, gráficas, cinema, vídeo, fotografia)
II – Artes Cênicas (teatro, dança)
III – Literatura
IV – Música
V – Carnaval
VI – Artesanato
VII – Folclore e tradições culturais
VIII – Memória e patrimônio cultural
IX – Usuários de eventos e equipamentos culturais (o público)
X – Institutos, fundações ou entidades privadas sem fins lucrativos que desenvolvam ações culturais em Santa Cruz do Sul.
XI – Arte e cultura de rua

Com essa definição concluímos a primeira fase dos esforços do Fórum. Agora temos de continuar ttrabalhando no aprofundamento da compreensão de todos sobre as funções, responsabilidades e possibilidades de atuação do Conselho Municipal de Cultura, na apresentação e discussão de propostas de política cultural e na organização das diferentes áreas do setor cultural.

Nossa próxima reunião ficou marcada para 16 de setembro, uma quarta-feira, das 18h às 20 horas, no Centro de Cultura da Estação Férrea. Penso que um dos assuntos desta reunião deveria ser a Conferência Municipal de Cultura.

Aon novos compenheiros de jornada, que estiveram na reunião de agosto, quero dizer que desde ontem encaminhamos os convites para que façam parte do coletivo de autores deste blog. Basta seguir as instruções do e-mail e em poucos cliques vocês estarão postando no blog.

Isso não quer dizer, porém, que acabou o nosso trabalho. Ao contrário, a idéia é fortalece

Nenhum comentário:

Postar um comentário