Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

quarta-feira, 29 de julho de 2009

PRÉ-CONFERÊNCIAS



  • Pessoal,

    Como havia destacado esse ponto na postagem anterior, vou me aprofundar nele um pouco como uma sugestão para aqueles e aquelas que estão encarregados de reunir os eixos da cultura elencados para fazerem parte do CMC.

    A idéia que chamo de pré-conferência é para termos um padrão comum nessas reuniões.

    1. As reuniões (pré-conferências) deverão ser realizadas preferencialmente antes da reunião do Fórum da Cultura, dia 12 de agosto (ta em cima!)
    2. Elas devem ter os seguintes mecanismos:

    Lista de presenças
    Relatório
    Deliberações

    Esse material pode ser usado como base para as discussões do Fórum no dia 12, para podermos medir os nossos avanços.

    3. Pauta

    A pauta principal é a REPRESENTATIVIDADE DO SETOR (quem e de que forma vai representar a categoria)

    4. Agenda

    Creio que em uma reunião não possamos discutir algo tão intrincado, então creio que seja importante os participantes das reuniões já agendarem uma próxima. Até mesmo para trazermos mais pessoas e aumentarmos mais a legitimidade e democracia nos debates.

    *********************************

    Já estão programdas duas reuniões dos eixos ARTES VISUAIS e LITERATURA, como seguem os informes abaixo. É importante que os encarregados de reunir os eixos divulguem nos meios de comunicação e também aqui no blog. O Centro de Cultura da Estação Férrea está a disposição para as reuniões, bastando fazer a reserva antecipada com a Neusa, pelo telefone 3056-2824.

    ARTES VISUAIS


    Dia: 1º de agosto de 2009 (sábado)
    Horário: 14 h
    Local: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz (Estação Férrea)


    Este convite é estendido a todos e todas artistas das áreas das artes plásticas, grafismo, cinema, vídeo e fotografia.



    A plenária está sendo chamada pelo Fórum Municipal da Cultura que, com o apoio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), tem como objetivo iniciar os debates sobre a representatividade da classe no futuro Conselho Municipal de Cultura (CMC).

    O CMC será um órgão do poder executivo ligado a SMEC e terá como principais atribuições propor, deliberar e fiscalizar as políticas públicas voltadas para a cultura, assim como gerir o Fundo Municipal de Cultura.

    Nessa primeira plenária os artistas ligados às artes visuais darão início às discussões e debates que culminarão na CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA (que provavelmente acontecerá em setembro), onde cada classe artística e outras ligadas a cultura em nosso município escolherão o seu representante (e suplente) no CMC.

    Essa escolha é democrática e aberta a todos e todas que produzem artes visuais em Santa Cruz do Sul e têm interesse em ver seus trabalhos e talento reconhecidos e também obterem mais apoio financeiro e estrutural em seus projetos.

    Na última parte da pelnária os artistas organizadores do Projeto Reencontr’arte cinvidarão todos e todas as presentes para participarem do mesmo, que acontecerá dia 22 de agosto, em homenagem ao dia do artista (24 de agosto).


    PEDIMOS QUE CONFIRMEM SUAS
    PRESENÇAS ANTECIPADAMENTE PELO E-MAIL:
    umforumparacultura@gmail.com
    Ou pelo fone: (51) 9965-8582 (c/ Joe)


    LITERATURA

    Pessoal,

    No dia 08 de agosto, sábado, às 14h30min, na livraria e cafeteria Iluminura, terá sequência os nossos Encontros do Sobre Livros e Leituras, desta vez com um tema especial: "representação da Literatura no Conselho da Cultura", órgão que está sendo estruturado em Santa Cruz do Sul.

    Todos/as se sintam "convocados/as"!

    Iuri Azeredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário