Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

sábado, 18 de julho de 2009

Relato da reunião do dia 15 de julho

A reunião do dia 15 de julho teve a presença de 28 pessoas. Começamos com um atraso de 15 minutos e terminamos 45 minutos depois da hora marcada. Além dos aproximadamente 15 frequentadores habituais, tivemos a volta de algumas pessoas e a vinda de novos participantes. Sejam muito bem vindos.
O objetivo da reunião era debater e chegar a alguma definições sobre a composição do futuro Conselho Municipal de Cultura. Nossos três pontos de pauta eram: número de representantes da sociedade civil no CMC, lembrando que sua composição é paritária (mesmo número de membros representando o executivo municipal e a sociedade civil); os segmentos e/ou áreas da cultura que devem ser representadas no CMC; as formas de escolha ou seleção das entidades representativas de cada área ou segmento. Apesar de termos espichado a reunião não conseguimos dar conta dos três pontos, limitando-nos a debater os dois primeiros.
Partimos de uma proposta que já havia sido debatida no Fórum e que partiu de uma minuta eleborada pela Marli Silveira, coordenadora do Departamento de Cultura da SMEC. Nesta proposta o CMC tem 12 membros, sendo que a sociedade civil teria 6 conselheiros, representantes dos seguintes segmentos: I- artes plásticas, grafismo e artesanato
II- artes cênicas, cinema e vídeo
III- folclore e carnaval de rua
IV- música, dança e tradições culturais
V- memória e patrimônio histórico
VI – literatura.

Durante o debate foram várias as propostas de alteração, desde a separação de alguns destes segmentos, seja a inclusão de novos.

Ao final da reunião chegamos à elaboração de uma listagem de 10 membros da sociedade civil assim representados:
I - Artes Visuais (plásticas, gráficas, cinema, vídeo, fotografia)
II - Artes Cênicas (teatro, dança)
III - Literatura
IV - Música
V - Carnaval
VI - Artesanato
VII - Folclore e tradições culturais
VIII - Memória e patrimônio cultural
IX - Usuários de eventos e equipamentos culturais (o público)
X - Institutos, fundações ou entidades privadas sem fins lucrativos que desenvolvam ações culturais em Santa Cruz do Sul.

Se esta sugestão for considerada, teremos um CMC com um total de vinte membros, contando os 10 representantes da sociedade e os 10 que a prefeitura indicará para representar o poder público.

Vale destacar que se discutiu muito mais coisa na reunião, mas o resultado concreto foi esta listagem.
Discutiu-se, e muito, como serão indicados os representantes, que entidades podem participar, como se fará nos segmentos que não tem entidades organizadas. Tudo isso é fundamental e é o nosso dever de casa para podermos ter uma definição na reunião de agosto. Nestya próxima reunião queremos ter ainda mais gente participando e podermos ter mais convicção na hora de definir critérios de representatividade de pessoas e entidades. Para isso alguns de nós ficaram encarregados de procurar os diferentes segmentos, colocá-los a par da discussão e convidá-los para participar.

Para finalizar o relato, deixo o meu entendimento, já colocado na reunião, de que esta sugestão do fórum é da maior importância para o processo de democratização dos direitos culturais em Santa Cruz do Sul, mas é apenas uma sugestão e tanto a Prefeitura tem toda a liberdade de desconsiderá-lo, como qualquer entidade ou qualquer cidadão ou cidadã do município tem o direito de fazer outras propostas e sugestões.

Ficou ainda como resultado da reunião, que qualquer definição sobre a composição e o funcionamento do CMC em Santa Cruz do Sul deve emanar de uma conferência munipal especialmente convocada para a criação do Conselho. Como em setembro será realizada a Conferência Intermunicipal de Cultura do Vale do Rio Pardo, temos o mês de setembro como indicativo para a realização também da Conferência Municipal para a Criação do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul.
As regras desta conferência devem ser motivo de nossa reflexão também na rteunião de agosto, qwue tem desde já os seguintes pontos de pauta:
1 - definição das áreas e segmentos da cultura que constituem a representação da sociedade civil no CMC;
2 - definição dos critérios para a escolha/indicação/seleção das entidades representantes dos diferentes segmentos da cultura no CMC;
3 - organização e funcionamento da Conferência Municipal para Criação do CMC.

Não é pouca coisa. Mãos à obra.

PS: vou cadastrar agora o email dos novos participantes para que possam ser também autores do blog.
PS2: peço que os companheirtos completem este relato, corrijam eventuais equívocos completem possíveis lacunas ou esquecimentos.

Um comentário:

  1. Penso que podemos pensar em mais um item nesta listagem que sertia a Arte de Rua ou Cultura de Rua. Penso que este é um segmento cultural importante e que vem crescendo na sociedade contemporânea. Na nossa cidade isso englobaria a cultura hip-hop, que envolve música, dança, graffitti e literatura. Estou aprtesentando aqui neste comentário como sugestão e vou levar a sugestão na próxima reunião.

    ResponderExcluir