Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

domingo, 1 de março de 2009

No Orkut...

Na comu orkutiana de Santa Cruz do Sul - http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=47530 -, de vez em quando abre-se no seu fórum um tópico ou postagens tratando da cultura no município. A título de exemplo, colo mais abaixo duas postagens minhas (me desculpem o egocentrismo) - a primeira, de abertura, dentro do tópico "Opções culturais - tem gente que (só) reclama!", do mês de setembro do ano passado (2008). Talvez tenha algum interesse.

Aliás, não seria legal termos também uma comu do nosso Fórum de Cultura no Orkut, somando-se ao blog e outros instrumentos já criados e a serem criados?? Adiantando-me, criei um rascunho. Mas antes de ativá-lo (ou eliminá-lo), vamos ver se mais gente acha bom isso. Ou não.

Até mais!

Iuri - iuriaz@hotmail.com


**********

Opções culturais - tem gente que (só) reclama!

Mesmo que não se possa comparar a cidades como Porto Alegre, há muitas opções de espetáculos culturais em Santa Cruz.

Esta semana que está findando (21/09), teve vários shows, sem contar os "música ao vivo" nos bares e festas por aí - além de todas as apresentações, desfiles e fandangos costumeiros da Semana Farroupilha. Houve um pianista espanhol e uma peça infantil (além de oficina de teatro) na Unisc, um trio superbacana no Espaço Camarim (com o show Do Sul às Gerais), a sessão semanal do Amigos do Cinema e, hoje à noite (domingo) lá no Mauá, vai se apresentar o Grupo de Câmara da Amazonas Filarmônica. Há também exposições no MASC (fotos), no Saguão do Bloco 1 da Unisc (quadros de Alexandre Noronha) e na Casa Regina Simões.
Ou seja, não está tão ruim assim. Afora o "normal" desinteresse, o que há, na minha opinião, é muito mais um comodismo e ranços. Isso não quer dizer que não precisamos dar mais apoio ao setor, ampliar e diversificar os espaços, a divulgação e o acesso.

----------

Como já mencionei, eu também acho que tem que reclamar. Mas não "só" reclamar - caso a gente queira ver coisas que não têm na cidade. É "arregaçar as mangas" e tentar fazer alguma ação mais concreta. Um exemplo: Na Feira do Livro, não havia espaço algum para debater o acesso aos livros e à leitura por parte de pessoas surdas, cegas, cadeirantes, etc. Em 2007, fomos atrás dos organizadores e conseguimos incluir um evento dentro da feira que tratou dessa questão "esquecida", ou seja, formas de integrar pessoas com deficiência - não só na feira, mas também em outros espaços de leitura e cultura em Santa Cruz. Ano que vem será a terceira edição. É algo simples e com efeitos ainda pequenos. Mas ao menos é um começo.

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=47530&tid=5248376497325808512&kw=op%C3%A7%C3%A3o+cultura&na=1&nst=1

2 comentários:

  1. Penso que pode ser boa idéia irmos também para o Orkut. Além da idéia de construção de comunidade, podemos ter uma abrangência maior, para um público mais amplo e diversificado do que o do blog. Penso que devemos levar adiante, mas espero por mais manifestações.

    ResponderExcluir
  2. O Orkut é um ótimo meio de trazer o pessoal mais jovem para as discussões do fórum, mesmo que virtualmente. Uso o meu perfil no Orkut para divulgar meu trabalho e eventos como as reuniões do fórum, isso despertou muita discussção boa, principalmente por que a galera mais jovem semore manifesta sua opinõa sobre o que está faltando de cultura para eles aqui na cidade

    ResponderExcluir