Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

quinta-feira, 19 de março de 2009

A reunião de ontem - um relato a ser completado

Tivemos ontem a quarta reunião do Fórum da Cultura, com a presença de 17 pessoas. Além de um núcleo presente a todas as reuniôes, tivemos a volta de algumas pessoas que não haviam estado na reunião passada e recebemos 7 novos participantes, o Valmor, estudante de teatro; Amarildo, do grupo de danças afro Olodum, Rosane, promoter; e os representantes de diferentes grupos da cultura hip hop Marcelo, Fabio, Lisyanne e Kayawe.
Tivemos uma boa conversa sobre o processo de criação do Conselho Municipal de Cultura. A coordenadora do Departamento de Cultura, Msrli Silveira, nos confirmou a vontade política do governo municipal de criar o CMC e a abertura para receber sugestões da sociedade no sentido de aprimorar a proposta que está sendo elaborada pelo DC. No meu entendimento partilhamos, o Fórum e o DC, da compreensão de que o CMC precisa ser um conselho forte, capaz de propor e fiscalizar políticas públicas para a cultura e com uma atuação que conduza à valorização da ação cultural no município.
Diversas pessoas se manifestaram sobre a importância de que a representação do poder público seja qualificada e que os indicados tenhhm conhecimento de causa e alguma autonomia, mesmo que limitada, para tomar decisões no âmbito de sua participação no Conselho. Outras colocações mostraram dúvidas sobe como se daria a representação da sociedade civil e quais seriam os segmentos das artes e da cultura representados no CMC.
Penso que foi evidenciada por todos a importância de que a criação do CMC seja feita sem pressa, num amplo processo de discussões que contemple a realização de reuniões preparatórias e de ao menos um seminário ou conferência de cultura antes da criação do conselho, para podermos ampliar e aprofundar o debate e garantir maior representatividade tanto do setor cultural como dos diferentes bairos da cidade e também do interior do município.
Um outro aspecto destacado foi o entendimento de que a representação da sociedade deve se dar por meio de entidades legalizadas como pessoa jurídica, em comprovado funcionamento e sem fins lucrativos. Independentemente dos segmentos que serão representados com assento no conselho, chamou-se a atenção para a necessidade de estimular a organização dos grupos e entidades artísticos e culturais e de dar-se tempo para que eles possam regularizar estes aspectos legais e jurídicos. Também comentamos sobre a necessidade e importância de um mapeamento dos grupos e entidades culturais em atividade no município. O DC está iniciando um levantamento disso junto aos registros de diferentes secretarias municipais e pensamos que também nosso Fórum deve contribuir com este mapeamento utilizando para isso nossos contatos e meios de divulgação.
Dentro desta temática também destacou-se a necessidade de uma melhor e maior divulgação do Fórum. Além do blogue, dos e-mails para amigos e conhecidos, dos artigos e releases para jornal, também estamos agora lançando o Informativo do Fórum, que será enviado por e-mail e cuja versão beta já está circulando. Com este Informativo queremos atingir o maior número de pessoas possível (numa ação viral de disseminação) levando a elas informações da cena cultural da cidade (o que está acontecendo, o que vai acontecer, o que anda sendo discutido, etc) e trazendo-as para a leitura e participação no blogue e nas reuniões do Fórum.

Uma particularidade desta reunião foi o número de novos participantes, o que provocou muitas perguntas e tentativas de esclarecimento, e que, no meu entendimento foi altamente produtivo para todos. Destaco também, neste mesmo tema, a acessibilidade das representantes da SMEC, Marli e Neusa, que não apenas esclareceram dúvidas como sugeriram os procedimentos mais adequados para superar alguns entraves e dificuldades para a realização de atividades culturais sem fins lucrativos e mostraram-se bastante abertas à realização de parcerias.
Nesta parte da reunião deixamos um pouco de lado as políticas públicas para conversar um pouco mais sobre a realidade dos grupos e suas condições de produção. Ainda que rapidamente, tanto o pessoal do rap e hip hop (Marcelo, Fábio, Lisyanne e Kayawe) quanto o pessoal do Olodum (Amarildo e D. Maria) nos deram uma idéia de seu trabalho e de como pequenos detalhes atrapalham tanto que às vezes até impedem ensaios e apresentações: alvará, dinheiro para o transporte, local de ensaio no final de semana, autorização disso e daquilo. E com isso o Fórum a partir de agora incorpora nas suas discussões, além das políticas públicas de cultura, o relato, a reflexão e a expressão das condições de trabalho dos diferentes artistas, grupos e entidades que se ocupam da cultura em Santa Cruz do Sul.

É isso aí pessoal. Seria bacana se este relato fosse completado por outros das demais pessoas presentes.

Marcamos nossa próximas reunião para o dia 15 de abril, no mesmo horário (das 18h às 20h) e no mesmo local (Centro de Cultura da Estação Férrea).

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Valmor, participei da último encontro do fórum dia 19 março e gostei muito,achei um espaço muito democratico, só acho que os encontros do fórum deveriam ocorrer mais frequentemente "tipo duas vezes por mês" para integrar mais pessoas e explorar mais aspectos possiveis.

    ResponderExcluir