Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Cultura em Santa Cruz do Sul

O panorama da produção cultural de Santa Cruz do Sul é rico e diverso, ocorre manifestações étnicas, históricas, populares. Se expressa em todas as arte, desde o cinema, as artes cênicas até a literatura e as artes plásticas.
Amparado por essa grande variedade e importância, os Profissionais, que serão pagos pela Prefeitura Municipal para tratar da Cultura, devem:
1- Ter autonomia e os devidos recursos;
2- Saber fazer e como fazer políticas culturais;
3- Fazer chegar a comunidade a maior variedade de espectáculos, eventos e outras manifestações, fazendo com que aumente a fruição;
4-Lutar contra a visão social de que " actividade artística" é algo desnecessário ao povo, e só é privilégio dos afortunados.
A Cultura têm importância vital, é a identidade de um povo, têm que ser planejada, priorizada, independente da criação ou não de uma Secretaria de Cultura.
Alceo Luiz De Costa
Escultor
Santa Cruz do Sul-RS

Um comentário:

  1. penso que é importante irmospostando tópicos como este para num momento seguinte sistematizarmos tudo numa proposta de política.
    Especificamente sobre o que o Alceo coloca, concordo com ele e lembro que nos treze pontos prioritários que apresentei na nossa reunião, estava lá:

    1. possibilitar o acesso aos bens culturais e aos equipamentos

    8. estimular a formação cultural da população e dos agentes culturais municipais (bibliotecários, funcionários, trabalhadores e agentes de centros e casas de cultura);
    abraço
    caco

    ResponderExcluir