Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

uma reunião para debater a cultura em SCS

Segue aí o post com o texto do email que convocou nossa primeira reunião


Caros amigos,

um grupo de pessoas ligadas às diversas formas de produção cultural está buscando uma articulação para pensar a cultura em Santa Cruz do Sul. Para dar um primeiro passo neste debate, estamos chamando uma reunião aberta a todos os interessados que será realizada no dia 17 de dezembro, às 19 horas, no Espaço Camarim (Marechal Floriana, ao lado da livraria Iluminura). Desde já, convidamos a todos os interessados – produtores culturais, artistas, autoridades, apreciadores da arte e da cultura, intelectuais, pessoas que gostam de cultura – para que juntem-se a nós na discussão deste tema tão crucial para a qualidade de vida da comunidade.

Com este chamamento queremos iniciar um amplo debate público sobre cultura em nosso município com base em dois tópicos principais: a ação do poder público municipal e a organização das diversas pessoas e entidades da comunidade que estão envolvidas com a produção cultural.

No caso do poder público, pensamos em refletir sobre a necessidade e a importância de termos políticas públicas de cultura e canais democráticos de participação dos produtores culturais na formulação de políticas e ações culturais.

No caso da articulação dos produtores culturais e do público interessado em cultura, pensamos em debater sobre canais de articulação e organização, possibilidades de ações conjuntas dos diversos grupos e entidades que atuam no setor cultural.

Nos dois casos pensamos que o debate deva passar por tópicos como financiamento da cultura, profissionalização e estruturas de captação de recursos e, claro, pelo que entendemos por cultura.

Sabemos que são muitas as pessoas que se dedicam à produção cultural em Santa Cruz do Sul, assim como também temos diversas entidades, empresas e instituições que envolvem-se com a área cultural. Mas estamos todos muito dispersos, cada um fazendo o que pode no seu pequeno espaço e sem nenhuma articulação com os demais. É hora de conversar, juntar esforços, pensar o que fazer e lutar por uma política municipal de cultura.

Por isso convidamos a todos para estaem lá no Espaço Camarim no dia 17/12 a partir das 19 horas. E pedimos também que repassem este convite para as pessoas de seu contato que vocês julgarem poder se interessar pela discussão.

Um abraço
Caco Baptista

Nenhum comentário:

Postar um comentário