Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

domingo, 25 de janeiro de 2009

Avaliando a reunião do dia 21

Na reunião do dia 21/01 participei apenas de primeira metade, em que foram levantadas diversas considerações sobre os problemas, dificuldades, necessidades e possibilidades do campo da cultura em Santa Cruz do Sul. Na segunda parte da reunião não pude estar presente e até agora não tive acesso a um relato consolidado da discussão sobre a constituição do Conselho Municipal de Cultura e sobre a continuidade e objetivos do nosso fórum. Porém, as informações que me chegaram através de algumas conversas e por email apontam para uma certa preocupação com o rumo do fórum. Penso que poderíamos ter aqui no blog uma rodada de relatos que socializassem para todos as impressões de cada um sobre a reunião para podermos pensar a continuidade.
De minha parte, penso ser importante esclarecer que este blog não tem dono, é de todos que, tendo participado de uma das duas reuniões do que estou chamando de fórum de cidadãos e cidadãs interessados na discussão democrática de políticas públicas para a cultura, deixaram um endereço eletrônico para poderem ser convidados como autores do blog. Ainda não fiz o convite aos companheiros e companheiras que estiveram na segunda reunião porque ainda não recebi a lista de presenças, que ficou com o Neidmar. Assim que tiver esta listagem encaminharei os convites para participarem da autoria do blog. Por enquanto podem participar fazendo comentários (peço que coloquem o nome nos comentário para que eu possa publicá-los como postagens).
Ao dizer que o blog é de todos nós, digo também que o blog não tem sentido sem o fórum. A função do blog é repercutir, aprofundar, ampliar, esclarecer, organizar, encaminhar, as questões surgidas na reunião presencial. Por isso defendo que continuemos tendo uma reunião por mês, desde que efetivamente usemos o blog para preparar a reunião. E assim como o blog, o fórum também não tem dono, é de todos que o fazem acontecer participando da reunião, fazendo convites para que outros participem, dando a sua opinião,apresentando propostas, dúvidas e sugestões, fazendo fluir a comunicação e o debate sobre a cultura. Aqueles de nós que chamaram a primeira reunião, que apareceram no jornal, que fizeramo blog, fizeram o que era preciso para dar início ao processo. Agora que o fórum está andando, a responsabilidade é de todos e ninguém têm mais peso ou privilégio por ter convocado a reunião. E se a responsabilidade é de todos, a continuidade está nas mãos de todos e de cada um.
Para mim esta continuidade é importante. Em um mês saltamos de 15 para 45 pessoas na reunião. 45 pessoas reunidas às 18 horas de uma quarta-feira de janeiro. É muita gente para perdermos esta possibilidade de trabalharmos juntos pelo desenvolvimento cultural do município. Ainda mais que estas 45 pessoas, na diversidade de suas atividades e interesses, expresssam o quanto é múltipla e complexa a questão cultural em nossa cidade.
Sendo assim, eu pergunto a todos: qual a avaliação da última reunião?, qual a data da próxima reunião?, que tópicos devem fazer parte da pauta?

Comentário
Iran Pas disse...

Ola! Olha só não pude estar presente na reunião em função de um compromisso na cidade de Charqueadas naquele dia. Gostaria de saber o que foi discutido para poder emitir alguns comentários e sugestões. Acredito que o fórum é importante e deve continuar como um espaço aberto e livre para debates sem oficialização (já existe uma série de entidades todas autônomas que atendem a segmentos importantes). O fórum me parece é um espaço de dialogo entre essas entidades e projetos culturais e dele devem surgir iniciativas como o conselho de cultura, proposições para as mais diferentes áreas culturais etc., no entanto nenhuma organização deve se sentir impelida a fazer parte ou mesmo a esse fórum decidir o que deve ou não ser feito em termos de cultura, mas reafirmo que ele é o espaço importante para debatermos e aprimorarmos e potencializarmos nossas ações.
26 de Janeiro de 2009 10:17

Caco Baptista disse...
Concordo com a intervenção do Iran. Penso que esta é a melhor maneira de tratarmos o fórum: um espaço para o debate, aprimoramento e potencialização de ações no campo cultural, sem a pretensão de substituirmos outros grupos, entidades e movimentos. Um espaço aberto a todos sem que ninguém precise ser obrigado a participar.
Se o fórum for este espaço aberto de discusões, a criação de comissões, comitês, grupos ou o que for, para estudos aprofundados ou implementação de propostas - grupos técnicos, como chegou a ser falado na reunião - pode ser feita, mas como iniciativa de pessoas e entidades e não do fórum. Ou seja, o fórum da cultura não quer ocupar nem o lugar do Departamento de Cultura nem do Novos Rumos nem competir com estas instâncias. Estudos técnicos são necessários e bem vindos, mas não cabe ao fórum formalizar projetos ou disputar espaços com quem quer que seja. Nosso objetivo é criar um espaço de debate que possa influenciar na melhoria das políticas de cultura em Santa Cruz do Sul.

2 comentários:

  1. Ola! Olha só não pude estar presente na reunião em função de um compromisso na cidade de Charqueadas naquele dia. Gostaria de saber o que foi discutido para poder emitir alguns comentários e sugestões. Acredito que o fórum é importante e deve continuar como um espaço aberto e livre para debates sem oficialização (já existe uma série de entidades todas autônomas que atendem a segmentos importantes). O fórum me parece é um espaço de dialogo entre essas entidades e projetos culturais e dele devem surgir iniciativas como o conselho de cultura, proposições para as mais diferentes áreas culturais etc., no entanto nenhuma organização deve se sentir impelida a fazer parte ou mesmo a esse fórum decidir o que deve ou não ser feito em termos de cultura, mas reafirmo que ele é o espaço importante para debatermos e aprimorarmos e potencializarmos nossas ações.

    ResponderExcluir
  2. concordo inteiramente. Este é o meu pensamento sobre o fórum: um espaço de discussão no qual a diversidade possa se expressar e sem a necessidade de formalização

    ResponderExcluir