Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

E aí, como foi a reunião?

Tivemos ontem nossa segunda reunião. Estiveram presentes mais de 40 pessoas dos mais variados segmentos da sociedade. Além de dirigentes de entidades culturais, de artistas reconhecidos e outros iniciando sua caminhada, tivemos uma forte representação da SMEC e do Departamento de Cultura, um vereador e, para o meu gosto a melhor parte, diversas pessoas ligadas a movimentos sociais como associações de moradores, associação de catadores de material reciclável e membros de diferentes Conselhos Municipais(das mulheres,da igualdade racial,dos deficientes visuais e auditivos).
Tive de sair antes do final e perdi a discussão sobre o Conselho Municipal de Cultura. Estou curioso parasaber como se deu esta discussão, que é um dos principais motivos que me levaram a participar deste fórum. Repito que não sei o que foi debatido nem qual era a proposta do Departamento de Cultura, mas entendo que o fato do DC estar reportando-se ao nosso fórum para apresentar em primeira mão suas idéias é algo muito importante e que precisa ser destacado. Penso que indica uma postura séria e aberta do governo municipal diante da discussão cultural e indica também a força e a importância da articulação cidadã. Espero que possamos avançar neste tópico e continuar fazendo uma interlocução transparente e responsável, tendo em mente a busca do melhor para a cultura em Santa Cruz do Sul.
Espero notícias de quem esteve até final e peço que algum dos autores do blog poste aqui um relato dos debates e as decisões tomadas.

2 comentários:

  1. Sob o ponto de vista burocrático a discução avançou. Não creio que o avanço da discução sobre o estabelecimento de um mecanismo burocráticocultural seja um real avanço para a CULTURA santacruzence. O problema principal da cultura em Santa Cruz é a sua inexistência, as pessoas em santa cruz não tem a mínima educação cultural, todas as açôes devem se voltar para o desenvolvimento de uma conciência cultural.
    Acho que o ponto a ser discutido é: que ações devemos promover para que as pessoas de scs conheçam o valor da arte e assim sejam capazes de valorizar realmente seus artistas, e qual será a função do conselho de cultura nesta ação.
    A cultura de um povo é medida pela capacidade de compreenção artística deste povo,
    é preciso fomentar , acima de qualquer outra coisa, o desenvolvimento desta, pois se houver esta compreenção, a valorizacão da arte, dos artistas, dos eventos e instituições culturais virá naturalmente.
    É evidente que a instituição do conselho é importante, mas não devemos nos esquecer de que o conselho por si só não significa avanço algum, pois é apenas uma ferramenta, que por si só não é capaz de erguer a construção da cultura em scs, ela precisará ser usada com cuidado é precisão, e preciso saber o que fazer com ela.

    abraço a todos e que tenhamos cultura, acima de qualquer outra coisa, em scs.

    ResponderExcluir
  2. Creio que é isso mesmo!

    ResponderExcluir