Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

dando continuidade

Dando continuidade à postagem de ontem (Democracia), sigo discutindo a questão agora em relação ao funcionamento interno do fórum e ressaltando a importância de sua continuidade.
Na postagem anterior escrevi sobre a democracia, argumentando que seu maior valor é também sua maior dificuldade. Uma prática política democrática exige um conjunto de valores e princípios que devem reger todas as ações – e dos quais não podemos nos afastar – e também muita paciência, muita tolerância, grande capacidade de convencimento, humildade e firmeza. Não é fácil. Definitivamente não. E isto vale tanto para a grande política – inclusive na discussão das políticas públicas – como para as micropolíticas das relações interpessoais e da organização de grupos, movimentos e coletivos. Portanto, vale também para o nosso fórum. Como espaço democrático o fórum da cultura é aberto à participação de todos os cidadãos e cidadãs que se interessam de algum modo pela cultura, querem debater políticas públicas para o desenvolvimento cultural do município e que aceitam as regras da convivência democrática. E por causa disso este fórum não tem uma estrutura institucional, coordenadores, porta-vozes etc.
A grande riqueza deste fórum é sua multiplicidade, diversidade e espírito de companheirismo. Afinal, sabemos todos que o que quer que seja feito, a responsabilidade será sempre toda nossa. Mas afinal, o que faremos na continuidade deste fórum?
A continuidade é importante, não temos o direito de desperdiçar o envolvimento que já construímos. Vamos olhar os números. Na reunião de organização, em que decidimos convocar uma reunião aberta, éramos 5. Na primeira reunião, dia 17/12, triplicamos para 15. E na segunda reunião aberta triplicamos novamente e chegamos a 45 participantes. Será que vamos manter a progressão e chegar a 135 na reunião de fevereiro? Na verdade isto não é o mais importante, mas se conseguimos ser 45 pessoas reunidas às 18 horas de uma quarta-feira de janeiro, temos a responsabilidade de estar à altura da expectativa que criamos. Não só expectativa, na verdade. Penso que já temos resultados que em parte precisam ser atribuídos a esta mobilização: dois artigos sobre cultura publicados na Gazeta, uma matéria anunciando a primeira reunião no Riovale, matérias pós reunião nos dois jornais, novamente os dois jornais com matérias grandes sobre a segunda reunião, os textos deste blog, a movimentação da Smec, a proposta do Fundo de Cultura feita pelo Depto. de Cultura, tudo isso é um pouco resultado da nossa movimentação. E depois do editorial do Riovale na sexta-feira 30 de janeiro, esta responsabilidade torna-se ainda maior.
Tá, mas e agora, o que vamos fazer na continuação? E porque comecei este texto falando na democracia? Pois então, penso que o fórum tem o papel da garantir um espaço público democrático para o debate de políticas culturais. E nesse sentido não deve burocratizar-se nem criar estruturas administrativas ou técnicas. O fórum existe nas reuniões e no blog e sua função é estimular e organizar o debate, fazer propostas, análises, avaliações, articular pessoas e entidades, articular governo e sociedade. E isto tudo conforme definições tiradas nas reuniões plenárias que proponho que sejam mensais e única instância decisória do fórum.
Agora, é claro que é possível que alguns participantes do fórum se articulem em grupos de trabalho ou comitês, que façam estudos técnicos, pesquisas, projetos e que os apresentem através do blog e proponham a sua discussão nas reuniões. Mas estes grupos não são uma instância decisória, estrutural e organizativa do fórum e não podem falar em nome do fórum. São grupos que se formam por afinidades, interesses comuns, necessidades setoriais, amizades, ou o que for. São legítimos, claro, mas não são o fórum. Mas mesmo não sendo o fórum, estes grupos de trabalho ou comissões que vierem a se formar pelo interesse das pessoas e entidades que participam das reuniões do fórum podem ser muito importantes para o desenvolvimento ou aprofundamento de questões específicas de cada uma das áreas da cultura que constituem a nossa diversidade e multiplicidade.
Dito isso, apresento na próxima postagem uma proposta de organização e funcionamento para nosso fórum, nossas reuniões e nosso blog,

Nenhum comentário:

Postar um comentário