Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Conselho Estadual de Cultura, têm o interesse de aproximação aos sectores envolvidos com o desenvolvimento Cultural do Estado, para alcançar tal finalidade, participa de encontros com intuí to de novas políticas culturais, também auxiliam na criação de Conselhos Municipais de Cultura; Faço uma pergunta: - Vamos contar com essa ajuda?.
Outro ponto importantíssimo na democratização do fórum, como ideia sugiro que haja a indicação de um representante para divulga-lo nas escolas, e que nesta oportunidade, também solicite a escola criar um espaço de discussão nos mesmos moldes, e repasse posteriormente o resultado.
A participação das Escolas é muito importante mar dar legitimidade na criação do Conselho. A descentralização da Cultura deve estar acima dos interesses políticos e pessoais.
Todos sabemos da importância da Cultura, que cabe sem dúvida ao Poder Público a incumbência de prove-la, motiva-la ou incrementa-la, garantindo a cidadania. A Cultura é a identidade de um povo, com ela temos auto-estima, sem ela temos desagregação, exclusão, barbárie.
Em uma palestra em Junho de 2000 escutei:
- Será que estes Senhores, donos de poder, não sabem que caem muralhas, obeliscos, civilizações e ficam estátuas, poemas, livros, reflexões. Quem era o prefeito de Nova York no tempo de Sheakespear? Quem governava o Rio de Janeiro na época de Machado de Assis? essas perguntas talves confirmam um pouco de Humanidade aos que vêem o trabalho dos Artistas e Promotores de Culturais como algo secundário.
-"Para se chegar ao coração de um povo ou conhece-lo é só seguir sua veia artística "

Um comentário:

  1. Considerando as notícias veículadas na imprensa sobre os imbróglios do CODEC, penso que não teríamos muito o que ganhar com uma ajuda deles neste momento. PrimeirooConselho Estadual de Cultura precisa ser repensado para depois poder voltar a ser respeitado. Agora não é o momento para nos aproximarmos.
    Já sobre as visitas às escolas, acho da maior importância. Penso que a iniciativa deveria partir da SMEC e nós do fórum devemos estar à disposição paraparticipar das reuniões nas escolas. Mais ainda, penso que um programa deste tipo poderia iniciar com uma série de reuniões especiais do fórum com diretores e diretoras de todas as escolas do município para em primeiro lugar ouvirmos estas pessoas e sabermos o que elas entendem por cultura, quais as iniciativas culturais de suas escolas, que atividdes culturais elas gostariam de implementar etc.
    À propósito, considerando a importância da cultura para a educação,estranho muito a ausência, nas reuniões do fórum, de representantes da 6 ª CRE. Mas cada um sabe de si e eles devem ter as suas razões para não participar. Conforme expressão famosa no folclore político local, "cadum, cadum".

    ResponderExcluir