Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sobre a reunião do dia 18


Quero deixar minha visão pessoal sobre a reunião de quarta muito bem relatada na postagem anterior. Quanto ao esvaziamento do fórum, foram sem dúvidas os fatores que o Caco levantou (eu mesmo cheguei atrasado em virtude da chuva), porém, existe a questão do comprometimento e mesmo a despeito do aconteceu ter constrangido muitas pessoas, imagino que muitas que compareceram em janeiro foram levadas ao fórum por n motivos (curiosidade, interesses próprios, vontade de conhecer as pessoas que fazer arte e cultura na cidade e, quem sabe, até mesmo oportunismo). Óbvio que os fatores que já foram levantados fizeram muitos desacreditar ou então “dar um tempo” em sua participação, mas mesmo assim muitos descobriram que o fórum não atendia aos seus interesses pessoais ou não era isso que estavam esperando; creio que isso também é um processo natural e funciona como uma espécie de “peneira”. O fórum está vindo para levantar o debate e mantê-lo e isso demanda um mínimo de dedicação e compromisso daqueles que participam.

Destaco então a chegada em nossa última reunião do pessoal do hip-hop, representada pelo Chiquinho. Conheci eles na segunda-feira nos bastidores das apresentações culturais da Jornada Pedagógica da SMEC, no auditório do Colégio Mauá. Em uma conversa informal e de poucos segundos expliquei sobre o fórum e o resultado foi a presença de um representante de diversos grupos que atuam a mais de dez anos na cidade. Segundo o Chiquinho eles têm muitos projetos e são bastante comprometidos com sua arte e seu movimento (algo que tenho certeza). Então creio que o famoso “trabalho de formiguinha” cabe a nós que estamos mais envolvidos; convidar e incentiva a participação de todos os movimentos culturais e artistas que conhecemos.

O fórum não deve parar e defini para mim que nossa última reunião foi uma tomada de fôlego para que a próxima volte a estar com uma presença mais significativa de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário