Espaço para interação de cidadãos e cidadãs interessados no debate de políticas públicas para a cultura no município de Santa Cruz do Sul

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

a reunião de ontem

Tivemos ontem a terceira reunião do fórum, com a participação de 14 pessoas. Uma significativa queda do número de participantes em relação à reuião anterior, que teve 45 presentes.
Seria importante refletirmos sobre as causas disso. Uma das razões pode ter sido a chuva que caiu em torno das 18 horas. Outra pode ter sido o mal-estar na parte final da reunião passada, quando o Neidmar,que estava na coordenação da reunião impediu a manifestação dos representantes da SMEC, incluindo a própria secretária e a coordenadora do Depto. de Cultura.
Aliás, grande parte da reunião de ontem foi utilizada para conversar sobre isso, sendo que 8 dos 14 participantes (eu inclusive)lamentaram e condenaram tal atitude. Uma pena que o Neidmar não esteve presente para que pudéssemos ir mais a fundo nesta questão. De qualquer modo, todos os que se manifestaram entendem que esta foi uma decisão pessoal do Neidmar (que se eu estivesse presente na reunião seria imediatamente contestada) e que não representa nem de longe a posição do fórum. Afinal, todos temos clareza que não se faz ação cultural sem o poder público e todos entendemos que o fórum é, e deve ser, democrático e aberto a todos os interessados. Além disso foi explicitado que ninguém é porta-voz do fórum e que qualquer manifestação deve ser feita claramente em nome pessoal.
No restante da reunião tratamos de aspectos relativos à organização e funcionamento do fórum. Decidimos que o fórum deve ser permanente e ter reuniões mensais (sem descartar a realização de reuniões extraordinárias de acordo com as necesidades e circunstâncias) e que o blogue é o espaço de articulação e debate entre uma reunião e outra. Decidimos ainda que é necessário termos um regramento mínimo, com algumas diretrizes de funcionamento e uma coordenação para fazer avançar algumas questões e que, por isso, na nossa próxima reunião (que será em 18 de março) iremos escolher uma comissão coordenadora e também pessoas encarregadas de fazer um levantamento da cena cultural do município, catalogando e contatando diferentes grupos, entidades, artistas e produtores culturais nas diferentes áreas das artes e da cultura. Outra decisão de ontem foi da criação,segundo a necessidade, de comitês ad hoc para tratar de assuntos específicos e fazer encaminhamentos de propostas para nossas reuniões plenárias. Estes comitês duram enquanto forem necessários e não decidem nada sem que passe pela plenária. Dando consequência a isso, constituímos um primeiro comitê que ficou encarregado de apresentar, até a próxima reunião, algumas propostas de referentes à criação de um Conselho Municipal de Cultura (composição,normatização, representatividade, objetivos, etc). Constituído por mim, pelo Joelmo e pelo Iuri, este comitê se reunirá pela primeira vez no dia 27 de fevereiro e está aberto a novas adesões, que o trabalho não é pequeno. Vamos buscar informações, fazer consultas e organizar algumas propostas que serão apresentadas aqui no blogue e submetidas à reunião plenária do dia 18 de março. Aquilo que for aprovado pelo fórum será encaminhado como sugestâo ao DC/SMEC. Além deste comitê, foi levantada também a necessidade de outras comissões técnicas nas diferentes áreas das artes e da cultura para pensar e propor ações e projetos específicos. Também decidimos montar uma newsletter (um boletim eletrônico distribuído por email) com informações sobre o fórum e questões referentes à cultura em Santa Cruz do Sul. Precisamos de voluntários para operacionalizar isso. O Joelmo já se ofereceu, mas precisamos de mais gente com tempo e conhecimento técnico.
Por fim, decidimos também pela descentralização das reuniões. Concordando com o verso de Milton Nascimento de que "o artista tem de ir aonde o povo está", queremos fazer as reuniões do fórum nos diferentes locais onde artistas e produtores de cultura reúnem-se e trabalham, como uma forma de aumentar o conhecimento dos participantes sobre as reais condições da produção de arte e cultura na nossa cidade. Para tanto na reunião de 18 de março vamos discutir também um calendário de reuniões e já pedimos a todos que vejam as possibilidades de datas (sempre às quartas-feiras)nos seus locais. Esta reunião de 18 de março queremos fazer na Estação Férrea (mas para isso ainda dependemos de uma confirmação oficial da disponibilidade do local, o que esperamos ter ainda antes do carnaval para anunciar aqui).
Penso que este é o relato completo da reunião, mas convido os demais participantes a postarem complementações e discordâncias.

Em tempo: como o Neidmar não sabe onde ficou a lista de presença da reunião passada, as pessoas que estiveram presentes e quiserem ser cadastradas como autores do blogue devem enviar um email para cacobaptista@gmail.com. Quem esteve ontem e deixou seu endereço eletrônico já foi cadastrado hoje por mim.

3 comentários:

  1. Quero destacar a presença, ontem de novos participantes no fórum: a Pilly Calvin, do Espaço Camarim; a Marli Guedes, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; a Angelita de Moura, do DCE-UNISC e o MC Chiquinho, do Grupo Frente de Combate, que representa a cultura hip hop.
    E destacar também a presença da Graciela Pozzobon da Costa, atriz santacruzense atualmente radicada no Rio de Janeiro e que participará do fórum através do blogue

    ResponderExcluir
  2. Para ser cadastrado no blogue, além de mandaremail para mim, como escrevi na postagem, também é possível fazer isso diretamente pelo blogue, no link que aparece abaixo do espaço para comentários.

    ResponderExcluir
  3. Opa!! Che, mais uma mvez tenho que me desculpar pela usencia. Em janeiro não estava na cidade e essa semana por desatenção, ainda hoje estava me perguntando sobre a data da reunião e vim espiar no blog pra saber se tinha alguma data e encontrei os relatos da reunião que ja tinha ocorido. Espero na próxima estar mais atento.

    ResponderExcluir